PirenópolisDoc recebe até 04 de Junho inscrições para o Programa Primeiro Corte

Exibição: 04/05 até 04/06

O laboratório de montagem de filmes documentários acontecerá dentro da programação do festival, em formato de imersão, e receberá Marcelo Pedroso, além de uma consultoria de mercado com Renée Castelo, da Globo News. A participação é gratuita.

O Programa Primeiro Corte (PPC) constitui uma imersão na montagem de filmes documentários de longa-metragem, integra a programação do PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro, premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) e vem se ampliando a cada ano como parte importante da programação do festival. Este tem se destacado no país como uma oportunidade única aos realizadores, pois consiste em um laboratório com consultoria especializada e direcionada para as obras selecionadas. Durante o processo, os participantes têm a oportunidade de projetar trechos ou a íntegra de seus trabalhos e tê-los analisados e comentados por cineastas, montadores e documentaristas de renome nacional.

Esse ano, o festival traz como tutor do Programa, Marcelo Pedroso, documentarista, natural de Recife. Marcelo é Mestre em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco, com pesquisa sobre documentário contemporâneo, onde atualmente cursa também o Doutorado em Cinema. Atua como educador e pesquisador, ministrando cursos e oficinas em diversas regiões do país.

Além disso, este ano o PPC recebe pela primeira vez uma consultora de mercado, para falar sobre perspectivas de produção e difusão do documentário no Brasil. Esta proposta visa ampliar as possibilidades de difusão dos projetos participantes. A convidada será a pesquisadora e documentarista, Renee Castelo, que atualmente é a curadora da faixa de Documentários da Globo News.

Inscrições

Serão aceitos no Programa apenas documentários de longa-metragem. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo site www.pirenopolisdoc.com.br. Para participar, deverão selecionar uma sequência de 15 minutos de seus trabalhos em fase de finalização, e submetê-la para pré-análise do tutor do programa, conforme o formulário de inscrição.  Os trabalhos deverão estar em suporte e formato que possa ser projetado durante a oficina.

Esta é a última semana para se inscrever: as inscrições estarão abertas somente até o dia 04 de Junho, e o resultado dos filmes selecionados será divulgado em Julho. O laboratório acontecerá presencialmente, em uma imersão de três dias, 08, 09 e 10 de Agosto, na cidade de Pirenópolis.

O Festival

O Pirenópolis Doc – Festival de Documentário Brasileiro, está em sua quarta edição e acontecerá na cidade de Pirenópolis, de 07 a 12 de Agosto de 2018. Este ano, o “PiriDoc”, como é carinhosamente conhecido, atingiu a marca de 560 inscrições de todas as regiões do país, entre curtas, médias e longas-metragens, se consolidando como um dos mais importantes do gênero no Brasil.

Além da exibição de filmes em mostras competitivas, o festival traz em sua programação atividades gratuitas e abertas ao público, como debates, oficinas, mostra regional, mostra especial, e busca privilegiar o pensamento crítico e investir em capacitação.

O IV PirenópolisDoc é uma realização da Violeta Filmes, em parceria com a Secretaria do Audiovisual e o Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

 
SERVIÇO

Programa Primeiro Corte – IV PirenópolisDoc
Quando: 08, 09 e 10 de Agosto de 2018
Onde: Pirenópolis, GO
Inscrições Gratuitas até 04/06/18
Regulamento e formulário de inscrição: www.pirenopolisdoc.com.br
Contato: comunicacao@pirenopolisdoc.com.br

Assessoria de Comunicação Pirenópolis Doc.

Fundo de Arte e Cultura de Goiás – FAC

Goiânia, 29 de maio de 2018

Autores: Maricota Produções Culturais Ltda

Categoria de financiamento: Festivais de Cinema