Espetáculo Goiano ganha os palcos europeus com o apoio do Fundo Cultural

maio 31, 2017

O espetáculo o Crivo criado pelo coreógrafo e bailarino João Paulo Gross está em circulação internacional por 06 cidades da República Tcheca, dentro do Festival Tanec Praga 2017

O espetáculo que conta com o apoio cultural do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás/SEDUCE e já se apresentou em outras cidades brasileiras como Salvador, Manaus, Natal e Porto Alegre.

O Crivo é um espetáculo de dança inspirado na obra Primeiras Estórias do escritor João Guimarães Rosa, um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX. Dois homens criam relações que só se revelam à medida em que atravessam suas estórias, o SERTÃO, ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. Mas o SER-TÃO é outro! Não está em Minas, na Bahia ou em Goiás. O ser-tão, aqui, é o vazio em meio aos resquícios das notas pesadas e sutis dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. É o sozinho que todos temos, o mundo de cada um. Assim, neste atravessamento, diálogos e contatos são travados para, juntos, mergulharem na busca do que muda e o que permanece em cada um, tornando-os originários, fortes e delicados, na descontinuidade do tempo, onde meio se faz fim e o rio escorre em corpos físicos até a exaustão de ser quem se é: entre o nada e alguma coisa, a mais ínfima e completa condição do ser humano numa dramaturgia de mistério, convivência e comoção.

“Uma experiência fantástica. Muito impressionante ver e perceber como a nossa cultura é tão forte e dialoga com outros cantos do mundo”, afirma João Gross.

Repercussão local do projeto aqui

 

Festival Tanec Praga 2017

Apresentações na República Tcheca

Dia 28/05 – Ostrava

Dia 01/06 – Olomouc

Dia 05/06 – Plzen

Dia 07/06 – Hradec Královè

Dia 08/06 – Chocen

Dia 11/06 – Praga

 

Ficha Técnica Direção Geral e Coreografia | João Paulo Gross ​ Pesquisa de Movimento | João Paulo Gross e Carolina Ribeiro ​ Interpretação e Colaboração | Daniel Calvet e João Paulo Gross ​ Figurino | Flora Maria e Anunciação ​ Iluminação | Henrique Rodovalho ​ Operador de Luz | Sérgio Galvão ​ Pesquisa Musical | João Paulo Gross ​ Produção Geral | Giselle Carvalho ​ Fotos | Lu Barcelos e Layza Vasconcelos

 

download

Foto: Layza Vanconcelos